Smartphones abrem um mundo de possibilidades para a automação residencial

Saiba qual é o papel dos smartphones para a automação residencial e quais benefícios trazem aos moradores da casa.

O nascer de novas tecnologias no setor de automação residencial está revolucionando uma realidade já bem avançada: o sonho e a segurança de ter um apartamento ou casa inteligente.

A automação possibilita o controle de quase tudo dentro do lar e, agora, é possível ter acesso aos comandos por meio do telefone celular.

 automação residencial

Os benefícios da automação residencial

Morar em uma casa inteligente traz diversas vantagens, tais como ações que promovem maior conforto (sem ter que se levantar para abrir ou fechar cortinas, por exemplo), a otimização do espaço por meio de smartphone (sem que haja necessidade de ter vários controles remotos), e até mesmo questões de segurança, como ter acesso a quem entrou ou saiu do imóvel, garantindo que ele se mantenha protegido mesmo na ausência dos moradores.

O papel do celular na automação residencial

A cada dia, as possibilidades de automação de uma casa (como ter o controle do funcionamento de aparelhos domésticos) está mais ao alcance de smartphones ou tablets.

Ou seja, é possível controlar a casa por meio de dispositivos que cabem no bolso e podem ser acessados de qualquer lugar.

Graças aos celulares, já é possível programar e controlar a casa à distância, incluindo ações como cenários de iluminação, ar condicionado, cortinas e home theater.

Mas, além disso, os dispositivos mobile levaram a uma transformação ao possibilitar a convergência de tantos controles remotos necessários em apenas um (que ainda por cima é portátil e móvel).

Banner Automacao Residencial Rock ConvertPowered by Rock Convert

Nesse sentido, se uma pessoa está longe de casa e desconfia que esqueceu as cortinas abertas (o que deixaria os móveis expostos à luz solar por muito tempo), pode acionar o fechamento delas com apenas um toque na tela do celular.

Ao pensar pelo lado da segurança, o morador, em plena viagem, pode ter acesso às câmeras em volta da casa.

Por muito tempo, essa tecnologia era considerada utopia, ou algo elitizado, de fazer inveja aos vizinhos. Hoje, ela finalmente se mostra inclusiva e democrática.

Benefícios do celular na automação

Por meio do celular, agora é possível programar a temperatura do ambiente (determinando quantos graus deve estar fazendo na casa e em qual horário o ar condicionado deve ligar ou desligar), e tudo isso com um simples toque na tela do smartphone.

É possível, ainda, alternar o controle da iluminação, programar diferentes intensidades de luz para cada cômodo, quais pontos estarão mais iluminados, e até mesmo a cor.

Além do que, o sistema central de som pode ser programado para levar o áudio a todos os cantos da casa por meio da opção de integração com TV e projetores.

Os moradores podem também integrar os sistemas de climatização e iluminação. Em vista disso, assim que for assistir à TV, o morador pode também mudar a temperatura do ambiente e reduzir a intensidade da luz.

Saiba mais sobre automação residencial e as possibilidades de smartphones

A B2Home é um portal de notícias e matérias sobre automação residencial. Por meio do site, você tira todas as suas dúvidas e descobre qual a melhor alternativa de automação para deixar sua casa inteligente.

Navegue pelo site para saber mais!