Iniciando o processo: o que posso automatizar em minha casa?

Acompanhe mais de perto detalhes sobre o que pode ser automatizado dentro de casa e como obter maiores informações sobre automatização residencial.

A automatização residencial é um processo que visa a tornar a casa ou apartamento mais inteligente, fazendo com que sua rotina dentro de casa seja facilitada por meio de equipamentos e sistemas automatizados.

Essa integração entre a casa e mecanismos de inteligência artificial é o que se chama de automação residencial. Nesse sentido, ter um ou dois objetos inteligentes não significa ter automação, já que para tal é necessário que haja integração entre eles.

automação residencial

Mas afinal, o que automatizar dentro de casa?

Saiba como investir em automação residencial levando em consideração cada variável dentro de casa:

Luzes

A iluminação é um dos primeiros tópicos quando se fala em automação residencial. Em uma casa automatizada, as luzes são programadas para que os moradores tenham controle sobre a intensidade das lâmpadas, o que permite produzir efeitos incríveis nos ambientes.

Além disso, é possível também substituir interruptores tradicionais por versões modernas, que possam ser controladas via smartphone.

Eletrodomésticos

A fim de atender um mercado cada vez mais complexo e exigente, surgiu uma nova geração de eletrodomésticos, tudo graças aos estudos e investimentos de grandes marcas.

banner-salas-modeloPowered by Rock Convert

Através de novas tecnologias, os aparelhos eletrodomésticos, como cafeteiras, lava-roupas e fornos (que tenham acesso ao Wi-Fi e homologação documentada pelo time de profissionais da automação) podem fazer parte do sistema integrado da casa e tornar a rotina dos moradores mais prática, simples e eficaz.

Interfones

Atender ao interfone da casa através do celular e também liberar o acesso de quem está no portão (pelo lado de dentro ou de fora da casa) já é uma possibilidade que ultrapassa a ideia do utópico ou do luxuoso, transformando a automação residencial em uma opção para quem possui alguma dificuldade de locomoção, como idosos e deficientes físicos.

Para mais segurança:

Portas e portões principais

A segurança é um dos tópicos que incentivam pessoas a adotarem a automação das portas principais e também dos portões da garagem em uma residência. Visto isso, ambos os elementos da casa podem ser controlados e, também, é possível ativar notificações para quando forem acionados.

Câmeras de segurança

Os sistemas de segurança, geralmente, contam com diversos equipamentos, como alarmes, sensores e câmeras.

Para que o monitoramento seja mais completo, ou seja, automatizado, em que os moradores podem acompanhar o que acontece na casa à distância, de qualquer smartphone, é preciso saber que a automação residencial integrada se tornou uma necessidade real.

Sistema de alarme sem fio

Os sistemas de alarme sem fio oferecem aos moradores um serviço mais eficiente, em que não seja preciso conectar todos os equipamentos por meio de fiação. Com essa praticidade, até mesmo o próprio usuário consegue instalar o alarme.

A sua casa mais inteligente

A B2Home é um portal que fará parte de seu planejamento para uma casa inteligente, além apresentar conteúdos voltados para o design e inovação e automação residencial. Dispõe de especialistas que buscam oferecer o melhor material acerca do assunto. Acompanhe os outros artigos e fique por dentro do que está aquecido no setor.

Veja mais: Persianas Motorizadas | TV para área externa | Automação Iluminação residencial