Entenda o que é automação residencial

Entenda o que é automação residencial, quais os seus benefícios, e como investir em automação para a sua casa.

automação residencial

O que é automação residencial

Trata-se do emprego de tecnologias a fim de facilitar e tornar automáticas algumas tarefas rotineiras que em casas tradicionais teriam que ser realizadas por seus moradores.

Através de temporizadores, sensores de presença ou até mesmo um botão do keypad (ou de controle remoto), aciona-se diversas tarefas pré-programadas, o que confere maior segurança, praticidade, conforto e economia para os moradores.

Automação residencial: para que serve

O processo de automação possibilita aos moradores da residência o acesso a um conforto nunca imaginado, já que pode facilmente ser adaptado às mais diversas utilidades domésticas, podendo ser considerado uma tecnologia flexível e expansível, em que o dono da casa estabelece como serão os benefícios envolvidos na automação.

Entre as principais possibilidades, é possível citar a otimização do tempo graças à automação das tarefas rotineiras, o aumento do conforto e a segurança do lar (em diversos aspectos).

Como funciona

As casas e apartamentos de hoje contam com várias redes que são responsáveis por inúmeras aplicações, em que uma rede independente se destina para cada função.

Dessa maneira, observa-se a presença de redes direcionadas ao uso de controle de acesso, à climatização, à identificação e controle de incêndios, entre outros.

Tais fatores transformam a rede doméstica em uma verdadeira solucionadora de diversas situações recorrentes no dia a dia, podendo, inclusive, ser utilizada para as mais diversas finalidades, bastando apenas um planejamento acertado.

As redes, de maneira geral, permitem o desenvolvimento de softwares mais complexos no que diz respeito ao que poderá ser executado. O que aos olhos dos usuários são tarefas chatas e rotineiras, para as redes domésticas nada mais são que uma utilização de recursos.

Vantagens da automação

É através do procedimento de automação em casas e apartamentos que seus habitantes não precisam mais perder tempo ou serem reféns de inúmeros controles remotos.

Os moradores podem determinar quais serão as tarefas a serem retiradas da sua rotina graças à automação residencial.

Alguns costumam optar por mais comodidade, como abrir as cortinas, desligar as lâmpadas quando o local for desocupado, ou até mesmo ligar a televisão, enquanto outros desejam tornar o cotidiano ainda mais simples, controlando até mesmo as fechaduras das portas, a irrigação das plantas no jardim, ou então uma integração entre o computador e TV.

Aumentando ainda mais a segurança

Da onde estiver, o usuário pode desligar ou acionar os equipamentos da casa. Dessa maneira, é possível pré-determinar a hora em que as luzes internas e externas da casa serão ligadas e desligadas, de forma que quem observa a casa acreditará que ela está habitada (mesmo quando a família está viajando).

Outra possibilidade é ter acesso às câmeras da casa, de onde o morador estiver. Seja no notebook, tablet ou celular, o usuário consegue observar cada local da residência, um cômodo ou área externa.

A implementação em sua residência

Visto que proteger o patrimônio ficou mais fácil e prático graças à automação residencial, não existem motivos que impeçam a implementação desse sistema em sua casa.

A B2Home visa que a inovação aliada à tecnologia pode ser fundamental para um novo ponto de vista na maneira que vemos uma casa inteligente, A empresa dispõe de materiais e conteúdos para trazer meios inteligentes para qualquer rotina.

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Veja mais: Persianas Motorizadas | TV para área externa | Automação Iluminação residencial