Equipamento de detecção de incêndio inteligente

A detecção de incêndio atrelada à tecnologia sem fio é hoje uma das importantes inovações que tem mudado radicalmente a forma como tornamos nossas casas mais seguras.

Avanços paralelos na tecnologia de baterias e componentes eletrônicos que operam com tensões e níveis de potência muito menores ajudaram a tornar isso possível.

É muito importante ter alarmes de incêndio confiáveis ​​e funcionais em sua casa. De 2007 a 2011, quase um quarto de todas as mortes relacionadas a incêndios domiciliares ocorreu em residências com alarmes que não funcionavam. Veja as estatísticas no Brasil.

Embora qualquer alarme de detecção de incêndio funcione alertando você sobre problemas quando você estiver em casa, um alarme inteligente pode alertá-lo de qualquer lugar em que o seu smartphone tenha uma conexão com a Internet.

Detecção de incêndio inteligente para casas

Alarme de detecção de incêndio com fio ou sem fio?

Em um teste, um ex-bombeiro instalou alarmes de incêndio inteligentes em sua própria casa, tanto versões com fio quanto modelos movidos a bateria, para encontrar a melhor forma de se manter informado sobre o status de sua casa.

Depois de instalar os dispositivos em tetos e paredes, mexendo nas baterias e acompanhando seus aplicativos, ele comprovou diferenças e facilidades de sistemas com fio e sem fio.

Instalações críticas de segurança, como sistemas de detecção e alarme de incêndio, muitas vezes exigem a instalação de um grande número de dispositivos de campo.

Por razões de integridade e custo de vida útil, sensores com fio ainda são muito utilizados e permanecerão ativos no futuro.

Porém, os sistemas inteligentes sem fio tendem a crescer cada dia mais no mercado, especialmente em função de suas facilidades e da busca por um estilo de vida simples à distância de um toque.

Dispositivos com fio devem ser usados ​​onde os cabos são fáceis e econômicos de se instalar, e dispositivos sem fio devem ser usados ​​onde a instalação de cabos seria cara, demorada, impraticável ou simplesmente impossível.

Equipamento para detecar incêndio em residências sem fio

Vantagens dos alarmes de detecção de incêndio inteligentes

Entre todos os dispositivos de automação inteligente disponíveis atualmente, um alarme de incêndio é provavelmente o mais importante.

Quer você esteja do outro lado da rua ou em outro país, um alarme inteligente permite-lhe saber através do seu smartphone quando for detectada fumaça na sua casa.

Você também pode testar remotamente as baterias ou silenciar o alarme, bem como sincronizar vários detectores de fumaça em sua casa.

A Wi-Fyre é um sistema que oferece uma solução universal, permitindo que dispositivos de alarme de incêndio com fio e sem fio sejam interconectados de forma transparente em sistemas endereçáveis ​​ convencionais novos ou já existentes.

Para facilidade de uso e longevidade da bateria, os sistemas de detecção de incêndio sem fio operam em bandas de frequência com baixos níveis de potência irradiada.

A solução híbrida ‘wire to wireless’ fornecida pela Wi-Fyre permite que os dispositivos de campo sem fio sejam mantidos próximos aos cabos de circuito de zona mais próximos, simplificando o projeto e a aplicação com excelentes níveis de intensidade de sinal.

Um alarme de incêndio inteligente deve alertá-lo em seu smartphone quando detectar fumaça, bem como informar qual local de sua casa está mais propenso a sofrer danos;

Ele também deve incluir alertas inteligentes de bateria fraca e ser fácil de silenciar com segurança a partir do aplicativo.

Alguns outros recursos que valem a pena serem citados incluem alertas de voz, auto teste, relatórios e a capacidade de contatar um contato de emergência automaticamente se você não responder.

Mais importante, um alarme de incêndio deve se conectar a outros alarmes da sua automação residencial.

Isto significa que quando um alarme de incêndio detecta perigo, todos os alarmes serão ativados. Este é um recurso de segurança crucial que pode poupar-lhe preciosos segundos na evacuação da sua casa.