Como funcionam os sensores de presença?

A automação residencial é uma tendência em ascensão. As pessoas desejam facilitar e simplificar sua vida, tudo isso sem abrir mão da segurança, e, para isso, recorrem aos melhores equipamentos do mercado para tais finalidades, como os sensores de presença.

Os equipamentos podem ser encontrados em residências, comércios e em ambientes variados, sejam eles internos ou externos, com o intuito de detectar movimentações estranhas e, assim, acionar sistemas de segurança e manter o local sempre protegido, mas você sabe exatamente como eles funcionam?

Se a resposta tiver sido negativa, então chegou a hora de saber, e se for positiva, é sempre importante aprender ainda mais sobre esse assunto! Conheça as formas de funcionamento de um sensor de presença e veja porque ele é simplesmente indispensável quando se fala sobre automação residencial.

automação residencial

Como ocorre o funcionamento de um sensor de presença?

Geralmente, ocorre por meio de duas tecnologias, sendo a detecção de movimento ou a alteração de temperatura, que podem aparecer de maneira isolada ou conjunta nos aparelhos.

banner-salas-modeloPowered by Rock Convert

Há vários tipos de equipamento, como os sensores capacitivos, com efeito doppler, indutivos, magnéticos, óticos, com radar, sonar, tecnologia ultrassônica ou de fibra ótica, entre outros, mas os mais comuns são os de movimento e temperatura. Aprenda mais sobre esses dois tipos:

  • Detecção de movimento: O aparelho emite micro-ondas, as quais não podem ser vistas por nossos olhos. Caso ele identifique algum tipo de movimentação diferente, o que acarretará em uma reverberação diferente das ondas, então ele será acionado.
  • Alteração de temperatura: Por meio de sensores, geralmente infravermelhos, eles analisam a temperatura do ambiente. Se alguém entrar no ambiente, isso fará com que o local fique mais quente, ainda que seja uma variação mínima, graças ao calor humano, e isso será identificado pelo infravermelho, o que resulta no acionamento do equipamento.

Quais são os principais benefícios de um sensor de presença?

Os que mais se destacam:

  • Economia de energia: uma das aplicações mais comuns é para gastar menos energia elétrica, já que as lâmpadas podem ser interligadas ao sensor. Elas ficam apagadas, e assim que é detectada alguma alteração, seja de temperatura ou de movimento, de acordo com o tipo de sensor, então as luzes são acionadas temporariamente, o que é bom para cortar custos com energia e também para ajudar o meio ambiente.
  • Segurança: outra aplicação bastante desejada é para fins de segurança. É possível, por exemplo, manter os setores acionados em locais onde geralmente não há movimentação, como no estoque ou em salas fechadas, e saber quando existe alguma alteração por meio dos sensores. Eles também podem ser instalados em todo o ambiente e ficar ligados quando o local está fechado, de modo que qualquer movimentação resulte em seu acionamento.
  • Valorização do ambiente: a automação residencial, comercial e em vários outros ambientes é capaz de aumentar sua segurança e cortar custos com energia, mas também tem o potencial de valorizar o local. A locação de um imóvel, seja ele residencial, comercial ou industrial, pode ter um valor mais alto caso ele seja automatizado com sensores, o que é vantajoso para seus proprietários e também para quem o utilizará.

Veja também sobre fechaduras inteligentes

Invista nos sensores de presença para uma automação residencial impecável

Entre os equipamentos de automação para casas, comércios e indústrias, os sensores de presença são fundamentais, já que aumentam a funcionalidade do local, o tornam mais seguro e eficiente e, de quebra, não interferem em seu design, já que há modelos bem pequenos e discretos.

A B2Home é um portal de notícias sobre automação residencial, em que você pode encontrar as melhores dicas, informações e conteúdos sobre equipamentos e sistemas de automação para casas, comércios e indústrias. Navegue pelo site e descubra tudo o que você precisa e deseja conhecer sobre automação, de modo a tornar sua vida mais simples, segura, eficiente e tecnológica!