Como a Casa Inteligente pode eliminar o lixo da sua residência?

No último ano foi gerado no Brasil cerca de 64 milhões de toneladas de resíduos, onde aproximadamente 80% foram de materiais orgânicos. Estima-se que cada pessoa gere 370 kg por ano de resíduo orgânico, que quando não tratado corretamente pode chegar aos lençóis freáticos contaminando o solo e a água.

Há décadas enfrentamos problemas em tratar e destinar o nosso lixo, e parece que a cada dia as coisas estão mais difíceis.

Então eu pergunto: como uma Casa Inteligente pode contribuir para diminuir a geração de lixo orgânico?

Simples! Não descartar o lixo orgânico da maneira que estamos costumados a fazer.

Muito comum nos Estados Unidos, Canadá e Europa, os Trituradores de Alimentos instalados na pia de cada residência poderiam reduzir o descarte de milhões de toneladas de material orgânico nos Lixões do País.

O ponto aqui é gerar uma reflexão sobre possíveis soluções para o descarte de lixo orgânico, e é claro, há especialistas que discordam dessa abordagem dizendo que não temos estrutura para tratar todo o esgoto gerado pelo aumento de resíduo orgânico nas tubulações e no esgoto, entre outras razões. Os pontos até podem fazer sentido, mas será que não existem alternativas?

O que poderíamos economizar ao triturar o lixo orgânico?

 Se geramos em média 64 milhões de toneladas de lixo ao ano e 80% é orgânico, temos o total 51,2 milhões de toneladas de resíduo orgânico.

Banner Automacao Residencial Rock ConvertPowered by Rock Convert

Imagine que grande parte do lixo orgânico não vá para os aterros e lixões, e sim, sejam triturados na sua pia. O que poderia ser reduzido em toda cadeia?

  • Saquinhos plásticos para colocar o lixo orgânico;
  • Cheiro e risco de contaminação;
  • Menos lixeiras para armazenar o lixo;
  • Com menos lixo, menor quantidade de caminhões para coletar o lixo;
  • Menor consumo de combustível e poluição gerado por esses caminhões de coleta;
  • Menos aterros para tratar o lixo;
  • Com menos lixo nos aterros, aumentariam as chances de tratar corretamente o lixo reciclado;
  • Menor geração de gás metano nos aterros, responsável pelo efeito estufa;

Qual o custo de um triturador?

Claro que não podemos pensar que todas as residências terão trituradores, ainda mais que muitas regiões do país ainda não possuem saneamento básico. Além disso, grande parte da população de baixa renda não teria condições de comprar um equipamento como esse, onde já é possível encontrar trituradores residenciais a partir de R$450,00.

Esse é um caminho longo, mas quando o Lixo for colocado como questão fundamental para o País, o governo poderia subsidiar esses equipamentos assim como fez para os conversores de Tv Digital recentemente.

Veja como funciona

A B2Home trás conteúdos, dicas e materiais sobre Automação Residencial para deixar sua vida mais fácil.