O que é Automação Residencial? Guia para entender a tecnologia, como fazer, qual sistema escolher e preço para ter uma casa inteligente

Automação Residencial é a capacidade de criar, programar e agendar eventos para o funcionamento automático de equipamentos em uma casa. Utilizando sistemas inteligentes ou integrados em uma controladora de automação, é possível monitorar e gerenciar toda a residência através de uma central via smartphone, tablet e internet.

O assunto Automação Residencial pode parecer futurista, porém a tecnologia tem se desenvolvido a tal ponto de estar incorporada nos hábitos e rotina do dia a dia de muitas pessoas.

Talvez você já tenha se perguntado o que a a Casa Inteligente, como funciona, por onde começar e se vale a pena investir nessa tecnologia para tornar sua casa inteligente.

Se você quer conhecer tudo sobre a casa automatizada, criamos esse conteúdo completo para que você entenda os principais benefícios e vantagens, passo a passo para fazer o seu projeto, qual sistema escolher, preço de automação e muito mais para você encontrar respostas para seu projeto.

1 O que é Automação Residencial?

2 Como funciona Automação Residencial?

3 Por que fazer Automação Residencial?

4 Qual sistema de Automação Residencial escolher?

5 Preço de Automação Residencial

6 Empresas de Automação Residencial

7 Como será no futuro a Casa Inteligente?

Guia para entender o que é Automação Residencial

O que é Automação Residencial?

A Automação Residencial já existe há muitos anos e era utilizada basicamente para controle de aparelhos simples (como iluminação, climatização e persianas), e recentemente a idéia do mundo interconectado passou a ser utilizado para diversos aparelhos residenciais.

Um sistema de Automação Residencial possibilita conectar diversos aparelhos em uma central controladora.

Esses aparelhos serão programados para serem comandados através de uma interface do usuário, como aplicativo de celular, teclados de parede, displays touch screen, computadores, tablets ou via internet através de uma interface web.

Automação refere-se à possibilidade de programar e agendar eventos para qualquer dispositivo elétrico que esteja integrado em uma rede centralizada.

Você pode definir como um equipamento deve agir conforme um evento, como por exemplo, temperatura, horário ou efeito da ação de outro dispositivo.

A partir do momento que você entende as infinitas possibilidades da Automação Residencial, você encontrará diversas soluções úteis para seu dia a dia a fim de tornar sua casa inteligente mais segura, confortável, prática e econômica.

Entenda o que é Automação Residencial
Fonte: Alarm.com

O que eu posso automatizar na minha casa?

Tudo que tiver conectividade elétrica por ser automatizado. Para entender melhor o assunto, podemos separar em soluções básicas e avançadas em uma casa automatizada.

Imagine que você tem uma cafeteira elétrica e antes de plugar na tomada de energia, você conecta um dispositivo inteligente entre o cabo de energia da cafeteira e a tomada.

Esse dispositivo pode ser acessado via bluetooth ou wi-fi, onde um aplicativo para smartphone irá coletar informações de tempo de uso, consumo de energia e permitir agendar eventos para ligar automaticamente em dias e horários específicos.

Esses equipamentos são chamados gadgets, onde a tradução para o português seria dispositivo.

Muitos produtos eletrônicos já são inteligentes, ou seja, já possuem conectividade que permite ao usuário gerenciar, controlar e automatizar suas funções.

Quando pensamos em soluções mais avançadas para uma casa inteligente, partimos para uma conectividade e integração de diversos sistemas e equipamentos de toda residência.

Para uma solução mais completa de uma casa automatizada é necessário uma controladora (central hub) onde todos os equipamentos serão conectados (via wi-fi ou cabo).

Essa central terá uma interface para o usuário gerenciar e controlar todos os equipamentos.

Existem empresas especializadas em sistemas mais robustos de Automação Residencial, onde um projeto e planejamento são fundamentais para tornar sua casa inteligente.

Apresentamos abaixo os principais sistemas de Automação Residencial:

Sistemas para automatizar na minha casa

Automação da iluminação residencial

automação da iluminação residencial pode fazer total diferença na criação de um “clima” mais intimista, mais alegre ou mais relaxante. Além disso, valoriza a decoração de cada ambiente da sua casa inteligente, ao oferecer a possibilidade de criar cenários para cada momento do seu dia a dia.

Quando incorporamos a automação da iluminação residencial, aumentam as possibilidades de utilizar a tecnologia para trazer maior conforto, segurança e economia em toda residência.

Como automatizar iluminação residencial

Veja as principais vantagens de automatizar a iluminação da sua casa:

  • Valorizar sua decoração ao criar cenários para cada ambiente, como Cinema, Jantar, Recepção, Festa, entre outras opções personalizáveis;
  • Criar um ambiente mais confortável no seu quarto através de cenários como “Bom Dia”, “Boa Noite”, entre outros;
  • Maior segurança nos períodos que você se ausentar de casa, programando que determinados circuitos de iluminação sejam ligados automaticamente em horários pré-definidos;
  • Maior economia de energia ao gerenciar e monitorar quais circuitos estão acesos, programar botão para desligamento total, dimerizar totalmente todos os circuitos, etc;

Existem diversas maneiras para controlar a automação da iluminação residencial. Os sistemas de iluminação automatizados oferecem displays touch screen, teclados (keypads) que podem ser instalados em cada ambiente, e interface com o seu smartphone ou tablet.

Nos displays touch screen ou smartphones e tablets, o usuário terá a vantagem de monitorar e saber quais circuitos de iluminação estão ligados em cada ambiente da residência.

Além disso, poderá controlar tudo através da internet de qualquer lugar do mundo.

Os keypads (teclados) são para uma utilização mais rotineira, onde é possível programar cenários de iluminação e são instalados em cada ambiente da sua casa.

Automação do controle de temperatura

automação do controle de temperatura do seu sistema de ar condicionado e aquecimento podem trazer muito mais conforto para a sua casa.

Você terá total controle sobre a temperatura que desejar em cada ambiente (quartos, banheiros, salas, etc) onde através de uma interface intuitiva, poderá monitorar e comandar todos os equipamentos.

Os sistemas de automação do controle de temperatura podem ser programados para serem ligados automaticamente no momento em que a temperatura do seu ambiente atingir um nível pré-estabelecido, seja para aquecimento ou resfriamento.

Automação do controle de temperatura para casa inteligente

Imagine sempre ter a temperatura adequada em cada ambiente na sua casa inteligente, podendo acionar todo o sistema com um simples botão ou até mesmo ligar os equipamentos pela internet alguns minutos de chegar em casa?

Os controles de temperatura automatizados também podem ser utilizados na sua adega de vinhos, onde automaticamente a temperatura sempre estará no nível desejado e seu equipamento irá ligar ou desligar sempre que necessário, garantindo economia de energia.

Cortina automatizada

automação de cortina e persiana pode ser muito mais que um item decorativo. É possível fazer com que estes itens sejam integrados com a iluminação e ar condicionado a fim de trazer maior conforto e bem estar no seu dia a dia.

Imagine abrir ou fechar todas as cortinas e persianas de um ambiente com um único botão. Através da casa automatizada isso é possível.

Cenários pré-configurados podem ser programados para permitir a entrada exata de luz natural durante o dia, criando um ambiente mais confortável e iluminado de acordo com o seu gosto.

Com um simples comando, você criará ambientes perfeitos para entretenimento, leitura, relaxamento ou simplesmente desligando tudo antes de ir dormir.

Aproveite maior privacidade e segurança através da automação de cortina e persiana. Ao utilizar persianas blackouts, é possível escurecer totalmente uma sala, oferecendo um ambiente mais adequado para o Home Theater ou até mesmo maior privacidade dentro da sua casa.

Também é possível integrar a cortina e persiana automatizada com seu sistema de segurança, onde em caso de acionamento dos alarmes, automaticamente as cortinas e persianas serão abertas para permitir melhor visualização de todo ambiente.

Para automatizar suas cortinas e persianas é necessário que estes produtos sejam motorizados, ou seja, possuem um motor elétrico para acionamento via controle ou teclado.

O comando desse motor será integrado em uma controladora de automação, que também poderá integrar outros sistemas, como iluminação, áudio e vídeo, ar condicionado, entre outros.

Feito isso, você poderá escolher como deseja comandar a automação de cortina e persiana. As principais formas são através de keypads (teclados), displays touch screen, smartphone e tablets.

Fechadura inteligente

Um dos dispositivos mais populares em Automação Residencial são as fechaduras inteligentes (smart lock).

As fechaduras trazem maior conveniência para seu dia a dia, pois alem evitar qualquer imprevisto de esquecimento ou perca das chaves, permite fornecer e controlar o acesso de todos os moradores e visitas na casa inteligente.

Você poderá monitorar e bloquear acessos em horários específicos. O sistema pode ser acionado através de proximidade dos dispositivos, senhas ou comandos de voz.

Até mesmo animais de estimação podem ter em suas coleiras uma chave inteligente para liberar acessos a portas específicas.

As fechaduras inteligentes também funcionam como controle de acesso, onde toda a atividade é registrada informando quando uma porta foi aberta.

Antes de dormir ou quando estiver ausente de casa, verifique se todas as portas estão trancadas. Você também poderá receber alertas no seu smartphone sempre que uma porta for aberta.

Fechadura inteligente casa automatizada

Sensor de presença de portas e janelas

Os sensores de presença de portas e janelas possuem muita utilidade na segurança da sua casa inteligente pois detectam eventos inesperados que podem ocorrer.

Ao monitorar todos os movimentos do seu dia a dia, o sistema desenvolve padrões de comportamento e analisa quando portas e janelas são acionadas de forma inesperada.

Os sensores podem ser integrados na Automação Residencial permitindo maior monitoramento e gerenciamento da segurança de sua casa automatizada, prevenindo roubos e arrombamentos.

Câmera de segurança residencial

As câmeras de segurança inteligente podem melhorar seu sistema de monitoramento de segurança residencial.

Elas ajudam a proteger sua propriedade com imagens em alta definição, modo noturno e armazenamento de imagens na nuvem.

As câmeras com sensores de movimento podem ser mais eficientes ao gravarem apenas quando um movimento for detectado.

Você também pode conectar seu sistema de câmeras com outros dispositivos da Automação Residencial para que as câmeras sejam ligadas quando a campainha tocar ou as luzes forem acesas.

Automação Câmera de segurança residencial

Home theater e som ambiente

Os sistemas de home theaters são cada vez mais populares nas residências, sejam equipamentos mais compactos ou soluções em alta definição (Hi End).

Com o aumento da quantidade de equipamentos de áudio e vídeo, integrar todos os comandos em uma interface intuitiva e de fácil acesso pode tornar tudo mais prático na casa inteligente.

Com um simples toque, você pode ligar todo o seu sistema de home theater, além de controlar individualmente cada aparelho.

Ao integrar o áudio e vídeo na sua Automação Residencial, você poderá escolher o som ambiente em cada zona específica, mudar a fonte e regular o volume sem precisar estar ao lado do equipamento.

Outra funcionalidade interessante é sincronizar o seu home theater com a iluminação, cortinas e persianas e climatização, tornando sua sala em um verdadeiro cinema.

Sensor de vazamento de água e consumo

Em qualquer residência pode ocorrer vazamentos de água, por isso os sensores de vazamento de água estão sendo cada vez mais utilizados pois detectam problemas de vazamento na fase inicial.

Prevenção é palavra-chave para os sensores de vazamento de água, que emitem um alarme e desligam automaticamente o registro de água quando detecta alguma anormalidade.

Você pode instalar os sensores nos canos ou próximo de áreas sensíveis a vazamentos, como banheiros, lava-louças, máquina de lavar, entre outros.

Sensores de consumo de água também podem ser instalados a fim de monitorar a quantidade de água consumida em locais específicos.

Outros dispositivos inteligentes

A lista de dispositivos e produtos inteligentes que pode ser integrado na Automação Residencial é enorme.

Até mesmo equipamentos antigos podem ser conectados com dispositivos inteligentes.

Outras soluções e produtos inteligentes que merecem destaque são:

Qual a diferença entre automação e integração?

Agora que você já imaginou as diversas possibilidades para tornar sua casa inteligente, precisamos distinguir a diferença entre Automação Residencial e Integração.

Essa definição é importante caso contrário você poderá investir seu dinheiro sem obter o resultado desejado. Veja os exemplos abaixo para entender a diferença:

Automação e integração do ar condicionado: quando você controla o ar condicionado pelo seu celular, esse equipamento foi integrado em uma central (ou no seu aparelho) na qual você comanda pelo seu celular.

Agora vamos supor que você quer que o ar condicionado seja ligado automaticamente quando a temperatura ambiente alcançar 28 graus. Nesse outro caso, o ar condicionado foi automatizado.

Automação e integração da iluminação: controlar e dimerizar a iluminação pelo celular é integração.

Configurar o sistema de iluminação para ligar as todas as luzes da sua residência às 20 horas e desligar às 5 horas da manhã durante o período que você estará ausente de casa é automatizar.

Entender essa diferença é fundamental, pois existem sistemas que só fazem a Integração e outros que também possibilitam fazer a Automação na sua casa.

Conforme sua necessidade, você poderá escolher soluções mais simples ou mais robustas para atender somente a Integração ou Automação Residencial.

Como funciona a Automação Residencial?

Nesse tópico falaremos de soluções mais avançadas, uma vez que equipamentos inteligentes já operam de forma independente e possuem conectividade com diversos aplicativos e smartphones.

Ter uma Automação Residencial inteligente é poder monitorar, gerenciar e programar diversos eventos de forma remota.

Um sistema de automação necessita que todos os equipamentos e dispositivos estejam conectados em uma controladora (central hub), que por sua vez está conectada na sua rede de internet.

Para controlar essa central, você poderá ter uma ou diversas interfaces, como teclados, smartphone, display touch screen e interface web.

A funcionalidade da Automação Residencial é personalizada para cada usuário, e poderá atender necessidades de segurança, sustentabilidade, conforto e conveniência.

Como funciona Automação Residencial passo a passo

Passo a passo para automatizar sua casa inteligente

Cada ambiente possuí uma particularidade específica, onde muitas residências ainda estão em fase de projeto, outras estão sendo construídas ou reformadas, e muitas já estão prontas.

Conforme cada etapa, suas possibilidades de automatizar irão aumentar ou diminuir, além de limitar a soluções com cabos ou somente sem fio.

Listamos abaixo as etapas básicas a serem percorridas para desenvolver um projeto personalizado de Automação Residencial:

  1. Defina quais sistemas você quer integrar na casa inteligente, tais como iluminação, áudio e vídeo, controle de temperatura, persianas, etc.
  2. Visite um show roompara conhecer as soluções existentes;
  3. Escolha quais ambientes da sua casa você quer automatizar, ou até mesmo, se será toda a residência;
  4. Faça um orçamento conforme os itens escolhidos nos itens acima conforme a disponibilidade do seu ambiente e do seu orçamento;
  5. Após definir todo o sistema que irá utilizar na casa automatizada, solicite um projeto contendo toda a infraestrutura necessária para instalação do seu sistema de automação;
  6. Durante a realização da sua obra, é fundamental que a empresa responsável pela instalação acompanhe de perto o seu projeto e instale todos os itens necessários nessa fase;
  7. Após a instalação de todos os equipamentos na fase final, é hora de programar os controles, sejam estes displays touch screen, keypads, smartphone ou tablets. Esse serviço também é realizado pela mesma empresa responsável pela instalação;

Dica importante para o sucesso do seu projeto: o acompanhamento durante a obra é fundamental, por isso escolha uma loja especializada que, além de fornecer os equipamentos, realize a instalação, programação e ofereça total garantia para seu sistema de Automação Residencial.

Como controlar a casa automatizada

Equipamentos e dispositivos inteligentes chamados plug and play ou DIY (do it yourself – faça você mesmo) não necessitam de “instalação”. Basta conectar na energia e na sua rede wi-fi.

Porém diversos equipamentos instalados dessa forma podem não se comunicar entre si. Para isso, você precisará de uma central e de uma empresa experiente para realizar a programação e integração.

Para cada sistema da sua Automação Residencial, como iluminação, climatização, segurança, entre outros, você poderá ter um ou mais tipos de interfaces para controlar sua casa.

As principais interfaces de controle da automação são os teclados de parede (keypads), painéis touch screen fixo ou móvel, aplicativo para celulares e tablets, interface web.

Como cada casa inteligente terá um conjunto de equipamentos diferentes, a programação das teclas e telas é personalizada para cada morador.

Outro item importante da casa automatizada é a possibilidade de controlar todos os seus equipamentos integrados de qualquer lugar do mundo.

Através do seu smartphone ou tablet, você irá acessar pela internet sua casa inteligente e todos os comandos podem ser utilizados como se você estivesse dentro da sua casa.

Controlar a automação via internet

Uma das grandes vantagens da Automação Residencial é poder monitorar, gerenciar e controlar todos os equipamentos integrados de qualquer lugar do mundo através da internet.

A central controladora de automação estará conectada com sua rede doméstica de internet, e através do seu smartphone ou computador, você poderá acessar a central.

Uma vez conectado o aplicativo ou software de automação, a interface que você irá visualizar é a mesma como estivesse dentro da sua casa. Pronto, o controle da sua casa está na sua mão.

Os principais fabricantes de sistemas de Automação Residencial possuem aplicativos e softwares compatíveis com os principais sistemas operacionais (Android, iOS, Windows e Mac), tornando muito fácil a integração e controle dos equipamentos na casa automatizada.

A conectividade com a internet permite ao usuário receber alertas automáticos de segurança, como abertura de portas, ativação de sensores de janela, alarmes, etc.

Aplicativo de automação para celular

Atualmente existem muitas opções de aplicativos de automação para celulares com sistemas iOS (Apple) e Android (Google), porém existem dois mundos diferentes para esclarecer esse assunto.

Se você optou por um sistema de Automação Residencial onde todos os equipamentos são integrados em uma central controladora, a empresa fabricante possuí um aplicativo próprio criado para o sistema iOS e Android.

Controle automação celular e tablet iOS Android

Você fará o download desse aplicativo no seu celular e a empresa fará a programação e criará as telas para você gerenciar e controlar a automação. Possivelmente o mesmo aplicativo será utilizado para você conectar os equipamentos pela internet.

A outra hipótese de utilizar aplicativos de automação para celular é quando o fabricante de produtos e dispositivos inteligentes criam uma comunicação e integração desses equipamentos com aplicativos dos sistemas iOS e Android.

Ou seja, esses equipamentos inteligentes enviam e recebem informações através do aplicativo. A instalação e sincronização é simples e pode ser feita por qualquer usuário.

Cada equipamento terá uma funcionalidade diferente na casa automatizada, onde você poderá apenas ligar e desligar, enquanto outros você poderá até programar eventos automáticos.

Casa Inteligente Apple

A Apple possuí um aplicativo chamado Home (Casa) onde de forma simples e fácil você pode sincronizar diversos equipamentos inteligentes compatíveis com o sistema iOS.

Através de um único aplicativo, você terá total controle da sua casa através do seu iPhone, iPad e Mac.

Casa inteligente Apple Homekit

A Apple anuncia que são mais de 50 fabricantes mundiais que oferecem acessórios e equipamentos inteligentes para casa que são compatíveis com seu sistema.

As soluções vão desde iluminação, tomadas, termostatos até purificadores de ar, portão de garagem, segurança e áudio.

Através do aplicativo você pode criar ambientes na sua casa inteligente como quartos, sala, cozinha, etc, e controlar individualmente cada zona.

O sistema também é integrado com o Siri e você pode enviar comandos de voz para acionar os dispositivos conectados no Apple Home Kit.

Casa automatizada com Android

A conexão dos dispositivos e equipamentos inteligentes com o sistema Android através de aplicativo para smartphone e tablet é semelhante ao da Apple, porém não é desenvolvido pelo Google.

Diversas empresas criaram aplicativos Android que permitem comunicação e integração dos dispositivos inteligentes.

Recentemente o Google comprou a Nest, fabricante de equipamentos inteligentes como termostatos, câmeras, fechaduras e alarmes. Através de aplicativos da própria empresa ou compatíveis com a Nest, muitos equipamentos podem ser automatizados.

Automação residencial por comando de voz

Uma das evoluções e avanços da tecnologia da Automação Residencial é através do envio de comando de voz para ligar um televisor, apagar ou acender as luzes, abrir as cortinas, tocar o seu playlist favorito e até fazer o seu café.

Muitos sistemas de automação já possuem essa tecnologia integrada, como é o caso do Siri da Apple.

Através do reconhecimento de voz, o sistema enviará comandos para sua central de automação executar a ação que você determinou.

Outro sistema que está em bastante evidência é o dispositivo Amazon Echo. O cérebro desse sistema é chamado de Alexa.

Imagine um pequeno computador com microfone e alto-falante que executa diversas funções básicas e mais avançadas quando integradas na Automação Residencial.

Através da interpretação do reconhecimento de voz, o sistema envia comandos para tocar uma música ou acionar a automação da sua casa inteligente.

Um dos itens mais comuns e utilizados com frequência é o controle da iluminação através de comando de voz. Será que isso é útil no seu dia a dia?

Por mais conveniente que pareça, dizer para a iluminação quando acender ou apagar pode não ser algo totalmente útil se pensarmos com nossa mentalidade atual.

Entretanto, quando pensamos mais a fundo na simplicidade e na praticidade que isso pode ter na nossa rotina, lembraremos no futuro que um dia tivemos que nos locomover fisicamente até o interruptor para controlar a iluminação.

Controle por voz é a forma mais recente da tecnologia aplicada em casas inteligentes, e grandes empresas como Amazon, Google e Apple (homepod) já possuem sistemas adaptados para isso, indicando que o futuro pode ser muito promissor.

Vejamos algumas circunstâncias onde o controle por voz da iluminação pode facilitar o seu dia:

  • Está escuro e você não consegue encontrar o interruptor;
  • Você está chegando em casa carregando as compras do supermercado e precisa acender as luzes;
  • Você está cozinhando, lavando ou colocando seu bebê para dormir;
  • Você está doente ou com muito frio a ponto de não querer sair da cama;

Automação Residencial por controle de voz

Por que fazer Automação Residencial?

A proposta da casa automatizada é facilitar o monitoramento e controle de diversos sistemas da sua casa, através da integração de diversos controles em uma interface intuitiva, seja este o seu celular, displays ou keypads instalados em diversos ambientes da sua residência.

A Automação Residencial não é algo do futuro e para poucos. É uma tecnologia que já faz parte do presente e tem ajudado muitas pessoas a terem uma vida mais confortável, segura, sustentável e prática.

Se olharmos para muitos anos atrás, utilizávamos um sino como campainha. Depois evoluímos para uma campainha elétrica, depois digital, interfone com vídeo e uma campainha inteligente.

Em cada uma dessas fases, talvez pensamos ser desnecessário evoluir. O mesmo acontece com a Automação Residencial, onde nos dias atuais muitas coisas parecem desnecessárias porém certamente serão incorporadas na nossa rotina e se tornará um hábito em nossas vidas.

Você não precisa necessariamente iniciar com um grande projeto de Automação Residencial para toda casa. Você pode começar como equipamentos e dispositivos inteligentes de fácil instalação e sincronização.

Posteriormente você pode integrar todos esses equipamentos em uma central controladora, porém lembre-se de adquirir equipamentos compatíveis e com o mesmo protocolo de comunicação.

Seja através de dispositivos independentes ou de um projeto de Automação Residencial, veja abaixo as vantagens e benefícios de ter uma casa inteligente:

Segurança

Sua casa sempre em alerta e vigiada. A Automação Residencial protege sua família, sua casa e seu patrimônio.

Desde a fechadura da porta até sensores automatizados, sua casa inteligente mantém sua propriedade sob vigilância para que você seja alertado a qualquer momento.

Existem diversas possibilidades de utilizar a automação a seu favor:

  • Deixar sua casa iluminada minutos antes de você chegar em casa;
  • Receber um alerta caso ocorra algum movimento no interior quando todos estão ausentes;
  • Maior segurança para você e sua família ao programar cenas quando se ausentar de casa;
  • Câmeras com reconhecimento facial;
  • Alarme integrado com a empresa de segurança;
  • Sensores de vazamento de água e fumaça;
  • Controlar e liberar o acesso de todo o sistema através de senhas, limitando a utilização para crianças e funcionários da sua casa.

Conforto e praticidade

Monitore, controle e gerencie todos os equipamentos e sistemas da sua casa inteligente, esteja você dentro ou fora de casa inteligente.

Sem precisar sair do sofá ou da sua cama, você terá total controle do seu home theater, iluminação, ar condicionado, persianas e muito mais.

Imagine em uma manhã fria e 10 minutos antes de você acordar o seu banheiro já está aquecido e com sua música preferida.

Esqueceu de apagar alguma luz antes de dormir? Com um simples comando você pode resolver isso sem sair da sua cama.

Se alguém da sua família precisa entrar em casa e está sem as chaves, você pode liberar o acesso sem precisar ir até o local.

A Automação Residencial vai muito além, inclusive pode ajudar a medir a qualidade do ar apresentando índices de umidade e CO2.

Entretenimento

Automação Entretenimento Home Theater

A Automação Residencial deixa sua casa com o seu estilo. Defina suas preferências, relaxe e aproveite.

Seja na criação de um ambiente mais intimista ou uma festa em sua casa inteligente, a automação deixará seu evento muito mais agradável.

A Automação Residencial valoriza a decoração da sua casa, expões suas obras de arte e quadros, cuida da sua adega e espaço gourmet.

Escolhe suas músicas preferidas, programe cenários de iluminação para cada ocasião, crie um verdadeiro cinema com uma sala home theater em casa para assistir um bom filme.

Ao integrar o controle de diversos equipamentos no seu smartphone, você terá muito mais facilidade e proporcionará ótimos momentos para seus convidados.

Economia de energia e sustentabilidade

Economizar energia, diminuir o consumo de água e tornar sua casa mais eficiente é uma das grandes vantagens da Automação Residencial.

Partindo do pressuposto que tudo que é medido pode ser monitorado e controlado, a automação pode cumprir essa função.

Existem diversas formas de atingir esses objetivos na sua casa inteligente, desde equipamentos simples até sistemas mais sofisticados. Veja a seguir:

  • Dispositivo entre a tomada de energia e o seu equipamento mede a quantidade de energia consumida;
  • Ligue ou desligue o ar condicionado somente quando atingir as temperaturas programadas;
  • Abra ou feche as cortinas e persianas conforme a iluminação solar;
  • Utilize sensores de presença e de luminosidade para melhor utilização da iluminação;
  • Faça a medição da quantidade de água consumida em vários ambientes através de sensores inteligentes;
  • Veja o consumo total de energia da sua residência através do smartphone;
Casa inteligente para economia energia
Fonte: Eletronic House

Qual sistema de Automação Residencial escolher?

Quando chega o momento de optar por um sistema de Automação Residencial fica a dúvida da necessidade de ter uma solução mais robusta ou se é melhor começar com um sistema mais simples.

Para cada pessoa e para cada residência existem diversas opções, por isso é necessário identificar todos os equipamentos e sistemas que você quer automatizar para depois verificar qual sistema comporta sua necessidade.

Mesmo se você começar com um sistema mais simples para montar uma casa inteligente, é importante ter em mente a capacidade futura desse sistema de automação suportar a inclusão de novos equipamentos.

Nos tópicos a seguir, explicaremos melhor como funciona cada tecnologia e também falaremos sobre empresas de Automação Residencial.

Assim você terá um panorama geral das vantagens e desvantagens de cada sistema.

Para seguirmos adiante sobre qual sistema de automação escolher, é preciso responder algumas perguntas abaixo:

  1. Você quer automatizar diversos equipamentos de toda casa ou apenas um ambiente?
  2. Você quer que esses equipamentos se comuniquem entre si ou cada um irá operar individualmente?
  3. Sua casa está em obra ou não é mais possível realizar uma reforma?

Responder a estas perguntas é importante, pois cada sistema funciona de maneira diferente. Alguns necessitam de uma central de automação, outros são wi-fi e outros funcionam de maneira independente.

Aparelhos independentes ou utilizar uma central de automação

Sistema integrado casa automatizada

Aparelhos independentes são dispositivos inteligentes que podem automatizar diversos equipamentos da sua casa automatizada.

Lâmpadas, tomadas, termostatos, sensores, câmeras e fechaduras são alguns dos exemplos de equipamentos inteligentes.

A instalação é simples e em questão de minutos esses equipamentos já estão sincronizados na sua rede wi-fi e com seu smartphone.

Entretanto, a Automação Residencial vai muito além de ter equipamentos inteligentes instalados em sua casa. É preciso integrar para que eles se comuniquem entre si e você possa gerenciar, controlar e criar eventos automáticos.

Se você iniciar pela compra de dispositivos inteligentes, certifique-se que eles possam ser integrados no futuro em uma mesma central ou aplicativo para você ter tudo integrado.

Um sistema com central de automação já é uma escolha mais avançada, onde as possibilidades de automatizar e integrar diversos equipamentos aumenta.

Existem diversos fabricantes de Automação Residencial mais robusto, capazes de automatizar grandes residências e com alto grau de confiabilidade.

A central de automação é um computador onde todos os sistemas da sua casa serão conectados, por isso precisa ser um sistema mais avançado.

Uma particularidade dos sistemas com central de automação é a possibilidade de personalização das interfaces de controle, bem como as ações e eventos de cada sistema.

Dependendo da quantidade de equipamentos e ambientes que você terá na sua casa inteligente, é recomendável utilizar uma central de automação para que todas as possibilidades sejam atendidas.

Automação Wi-fi ou com cabo

Nessa etapa precisamos dividir os equipamentos da Automação Residencial em duas partes, sendo os dispositivos (ar condicionado, home theater, iluminação, etc) e as interfaces de controle.

Alem disso, temos o fator da possibilidade ou não de realizar obra no local.

Para facilitar, vamos utilizar como exemplo as lâmpadas de uma sala. Essas lâmpadas precisam se “comunicar” com a central de automação.

Essa comunicação com a central de automação pode ocorrer via cabo ou sem fio. Lembrando que ainda será necessário o fio de energia para conectar a lâmpada na rede elétrica.

Comunicação via cabo pode ter menos oscilações no envio de sinal quando comparada com soluções sem fio, que podem sofrer maior interferência.

Entretanto, caso você não possa preparar a infraestrutura para a instalação de cabos, pode ser uma solução interessante utilizar sistemas sem fio.

Já a comunicação das interfaces de controle com a central de automação ocorrem na maioria das vezes de forma sem fio (smartphone, tablets, displays móveis).

Displays fixos e teclados instalados na parede podem ter comunicação via cabo ou sem fio.

Z-wave e Zigbee

Você encontrará diversos equipamentos e soluções de Automação Residencial que utilizam a tecnologia sem fio chamada Z-wave e Zigbee.

São protocolos de comunicação que utilizam uma banda para enviar comandos e informações de controle.

Através de uma central, os dispositivos com essas tecnologias enviam sinais de comunicação que poderão ser controlados remotamente por aplicativos e pela internet.

São tecnologias com baixo consumo de energia porém possuem um alcance reduzido. É normalmente indicado para ambientes menores e de menor complexidade.

A tecnologia Z-wave foi desenvolvida pela empresa Zensys, e esse tipo de comunicação é utilizado por diversos fabricantes de produtos inteligentes que utilizam esse padrão.

Uma das desvantagens dessa tecnologia é não possuir banda suficiente para transmissão de sinais de áudio e vídeo, fazendo com que algumas funcionalidades desses equipamentos não possam ser integradas na Automação Residencial.

Automação Zwave casa inteligente

Automação Arduino

Caso você tenha conhecimento técnico e esteja interessado em criar a sua própria rede de Automação Residencial, é possível encontrar muito material sobre a Automação Arduino.

Arduino é uma plataforma para projetos de hardware, projetada com um micro computador com entradas e saídas onde é possível criar uma linguagem de programação.

São ferramentas com menor custo e simples de serem utilizadas por amadores (com familiaridade em programação e eletrônica) e profissionais para desenvolverem projetos de Automação Residencial.

Preço de Automação Residencial

Quando o assunto é preço de Automação Residencial muitas dúvidas surgem em virtude do tamanho e da complexidade de cada projeto de automação.

Para cada casa automatizada e para cada pessoa o projeto pode ter um valor. Quando você pensa em Automação Residencial somente utilizando dispositivos inteligentes de forma independente, o próprio valor de cada equipamento será o preço da automação.

Quando você opta por um sistema de Automação Residencial avançado e mais estruturado, outros itens devem ser incluídos no orçamento para a composição do valor a ser investido, como Projeto, Instalação e Programação, conforme detalhamos a seguir.

 

Preço do projeto de Automação Residencial

Apesar do projeto de arquitetura ser a primeira etapa, ela só ocorre após você definir qual sistema de automação irá utilizar e os respectivos equipamentos e interfaces de controle.

Nessa etapa a empresa especializada irá verificar todos os equipamentos e sistemas que serão utilizados, a forma como eles serão controlados , como eles serão conectados e como se comunicarão com a central controladora.

O preço do projeto de Automação Residencial é personalizado para cada residência e complexidade.

A empresa irá detalhar a infraestrutura necessária em termos de energia elétrica, tubulações para passagem dos cabos, entre outros fatores, que você ou profissional responsável pela obra terão que incorporar no projeto técnico da casa automatizada.

Essa etapa é de extrema importância para que no momento da instalação dos equipamentos, tudo esteja compatível com os equipamentos a serem automatizados.

Uma dica importante é deixar a infraestrutura preparada para no futuro incluir outros equipamentos, mesmo que você não compre nada agora. Assim você evita futuras obras ou reformas.

Preço da Instalação

Uma vez que a infraestrutura da sua residência já está preparada conforme o projeto de Automação Residencial, chega o momento de iniciar a instalação.

A empresa especializada pelo projeto mensura o preço de instalação da automação baseado na quantidade de equipamentos, dificuldade do projeto, estimativa de dias trabalhados, quantidade de funcionários e quantidade de fios e cabos para conexão de todo o sistema.

É fundamental que a empresa que você escolheu acompanhe de perto a preparação da infraestrutura para que nessa fase, já realize a passagem de cabos.

Preço da Programação

Sua casa está pronta, decorada, todos os equipamentos estão instalados, porém você não consegue acender as luzes ou ligar a TV.

Você ainda pode utilizar os controles de cada equipamento, porém a Automação Residencial ainda não está concluída.

Dentro de um projeto de automação você irá verificar um item com preço de Programação. Esse item corresponde a programar todos os comandos e gerenciamento dos seus equipamentos através das interfaces de controle que você escolheu.

Imagine que você terá teclados e display digital fixo na parede, seu smartphone e da sua esposa, mais um tablet. São programações para cada interface que podem ser personalizadas para cada usuário.

Alguns sistemas de automação já possuem uma programação pré-definida e “engessada”, sem a possibilidade de personalização.

Mesmo assim, o preço da programação pode variar conforme a quantidade de interfaces a serem utilizadas.

Empresas de Automação Residencial

No mercado você irá encontrar dois tipos de empresas de Automação Residencial, sendo um grupo os fabricantes e outro as lojas especializadas.

Empresas fabricantes de Automação Residencial podem ser internacionais e nacionais, onde existem opções para diversos perfis e gosto.

Muitas empresas fabricantes internacionais possuem filial no Brasil ou possuem um parceiro oficial responsável pela distribuição dos equipamentos, pela garantia e assistência técnica.

Esse parceiro por sua vez, distribui os equipamentos para as lojas de Automação Residencial venderem para o consumidor final.

Vale destacar que equipamentos importados adquiridos no exterior ou proveniente de outra fonte que não seja do distribuidor oficial, não terão garantia e assistência técnica da fabricante no Brasil.

A loja de Automação Residencial é o canal onde o consumidor terá contato direto com o sistema de automação. As lojas podem trabalhar com uma ou mais marcas, onde demonstram o funcionamento dos equipamentos através de seu show room.

As lojas de automação também possuem equipe especializada para realizar o projeto, instalação e programação de todo o sistema de automação da sua casa.

Marcas de Automação Residencial

As marcas de empresas fabricantes de Automação Residencial podem ser agrupadas entre as que fabricam dispositivos inteligentes e as que fabricam sistemas completos com central de automação.

Destacamos abaixo as principais empresas do setor para você verificar o que cada empresa produz, vantagens e benefícios de cada sistema.

Crestron

A Crestron é uma das maiores empresas mundiais quando o assunto é Automação Residencial. A empresa atua no desenvolvimento de equipamentos para o segmento residencial, corporativo, hospitalar, educacional, governos e transportes.

Através dos seus módulos e central controladora, você terá um dos sistemas mais robustos e confiáveis para automatizar sua casa.

Possuí integração com uma gama enorme de equipamentos e possibilita a personalização de telas e teclados para você gerenciar e controlar sua casa automatizada.

Empresa Crestron Automação Residencial

Control 4

A Control 4 é uma empresa em destaque no segmento de Automação Residencial pois fornece soluções de integração de diversos equipamentos para toda a residência.

Alem de possuir seus módulos próprios, permite a integração de diversas marcas em sua central controladora, permitindo gerenciar e controlar toda a residência.

Oferece soluções de automação para residências, hotéis e ambientes corporativos.

Empresa Control 4 Automação

Apple

A Apple desenvolveu um aplicativo capaz de integrar diversos equipamentos de marcas diferentes no seu iPhone, iPad ou Mac.

No site da Apple você pode verificar quais equipamentos e marcas são compatíveis, e facilmente sincronizar no seu sistema iOS.

Os equipamentos vão desde iluminação e interruptores até sensores e fechaduras inteligentes. Você também pode dividir a programação por ambientes da sua casa inteligente, tornando mais prático o controle dos equipamentos.

Vantage

A empresa Vantage pertence ao grupo Legrand, e é especializada no desenvolvimento de sistemas avançados de Automação Residencial.

Oferece soluções para automação de toda a casa através de uma central controladora.

Acesse o link para ver casas modelo com automação da iluminação, climatização, áudio, vídeo, cortinas, segurança e muito mais.

Sistema Vantage casa inteligente

Nest

A Nest é uma empresa especializada na fabricação de equipamentos inteligentes, como termostatos, câmeras, campainhas e fechaduras, sensores e alarmes.

A empresa foi fundada por dois ex-engenheiros da Apple e em 2014 foi comprada pelo Google.

É uma das grandes referências nessa linha de equipamentos, permitindo que cada usuário possa facilmente instalar, programar e automatizar sua casa.

Permite a integração de diversos produtos de outras marcas com seus equipamentos, facilitando a integração de toda a residência.

Lutron

A Lutron é especializada no segmento de iluminação automatizada. É referência nesse segmento e possibilita a integração com outras marcas fabricantes de automação, a fim de integrar soluções de climatização, áudio, vídeo, entre outros, na mesma central.

A Lutron oferece soluções inteligentes para gerenciamento de energia e consumo eficiente. Possuí uma linha com design diferenciado, contribuindo ainda mais para a decoração da sua residência.

Sistema Lutron iluminação automatizada

Scenario

A empresa Scenário é uma fabricante de módulos de automação para iluminação e central controladora para integração de diversos equipamentos.

É uma empresa brasileira, que possibilita automatizar sua casa com ótima relação custo-benefício.

Possuí soluções eficientes para automatizar a iluminação de um único ambiente como toda a residência, e ao integrar diversos equipamentos na sua central controladora, você terá total controle da sua casa automatizada.

Fibaro

A Fibaro é uma marca polonesa que atua com sistemas de Automação Residencial e Internet das Coisas (IoT). Atuam em seis continentes e em mais de cem países.

Possuí uma linha própria de equipamentos inteligentes, como sensores (presença, fumaça, portas e janelas), tomadas inteligentes, interfaces remotas e soluções em comunicação.

A Fibaro também possibilita a integração de outros equipamentos compatíveis para serem integrados na Automação Residencial.

Sistema Fibaro casa inteligente

Lojas de Automação Residencial

O foco das lojas de Automação Residencial é oferecer uma solução completa para seus clientes, atuando na elaboração do projeto técnico, fornecimento de equipamentos, instalação e garantia total pós-venda.

As lojas possuem show room onde é possível apresentar aos clientes as diversas soluções existentes no mercado de Automação Residencial.

Fornecem total assessoria para apresentar e demonstrar aos clientes as inúmeras possibilidades, vantagens e benefícios dos sistemas de automação para tornar sua casa inteligente.

Para encontrar lojas especializadas em Automação Residencial na sua região, acesse nosso guia de lojas especializadas.

Como será no futuro a Casa Inteligente?

Quando pensamos em uma casa do futuro logo imaginamos um cenário muito distante dos dias atuais, onde tudo é robotizado. Não precisamos ir tão longe para entendermos que a casa do futuro já é uma realidade.

Hoje utilizamos computadores e smartphones como se sempre estivessem em nossas vidas. Quando conectados com a internet, temos uma praticidade e conveniência de fazer tantas coisas que tornam nossas vidas mais fáceis.

A casa inteligente do futuro é composta por equipamentos que utilizam a tecnologia para tornar nossa vida mais confortável, segura, sustentável e prática.

Independente se você tem filhos pequenos, é jovem ou tem mais experiência, já existem diversos equipamentos que podem te ajudar conforme seu perfil e estilo de vida.

Imagine equipamentos que monitoram a qualidade do ar da sua residência, ou que aumentam a segurança para sua família ou até mesmo que te ajudam a cuidar do seu pet e do seu jardim?

Você não precisa ter todos os equipamentos, mas você ter aqueles que fazem sentido e são úteis para você.

A casa inteligente do futuro está sob o seu controle, onde é você quem define o que quer monitorar, enxergar e controlar. Equipamentos que estão conectados na internet ou na sua rede interna de wi-fi, lhe darão informações valiosas para você agir.

Além do conforto e segurança, não podemos deixar de falar em sustentabilidade da casa do futuro.

Os equipamentos por si só já são mais eficientes e consumem menos energia, porém quando você tem a visão do quanto está consumindo de energia elétrica e água, pode mudar seus hábitos e rotina.

A casa do futuro (smart home of the future) conta com uma ferramenta importante, chama Internet das Coisas (IoT), a qual explicamos a seguir.

Casa Inteligente com Internet das coisas

Internet das Coisas na casa automatizada

Uma explicação simplificada sobre Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) seria a capacidade de diversos produtos, equipamentos, objetos, pessoas, roupas, pets, etc, transferir dados através de uma rede sem a necessidade de intervenção ou interação humana.

São dispositivos de computadores integrados, que se comunicam dentro de uma rede, e que podem agir de forma automática.

A Internet das Coisas pode ser aplicada em soluções avançadas como monitores cardíacos e carros inteligentes, como também em coisas básicas do nosso dia a dia.

Imagine uma roupa que possuí um sensor e monitora sua temperatura corporal, ou uma cartela de medicamento que te avisa se você não tomou o remédio no horário correto.

As possibilidades são infinitas. Os dispositivos de IoT coletam dados através de sensores e compartilham dados por meio de uma conexão através internet.

Na casa automatizada diversos equipamentos já estão habilitados com a tecnologia IoT. Equipamentos como iluminação, termostatos, sensores, fechaduras, câmeras, entre outros, já utilizam a IoT para coletar dados e informar ao morador hábitos de consumo, além de possibilitar o controle de forma remota desses equipamentos.

Equipamentos inteligentes também podem ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica, mapeando e informando todos os dados de consumo, qual ambiente está gastando mais, onde é possível reduzir, etc.

Segundo a Gartner, aproximadamente 20,8 bilhões de objetos e produtos estarão conectados até 2020, tornando essa tecnologia uma das principais ferramentas nas vidas das pessoas.