Automação da iluminação residencial: fique por dentro de todos os pontos

Saiba como a iluminação da casa pode ser beneficiada através da automação residencial, e onde ter mais informações sobre essa ferramenta.

A automação da iluminação nada mais é do que adquirir um sistema de iluminação inteligente para uma casa ou apartamento. Por meio de um controle estipulado pelo usuário, a ferramenta geralmente não precisa de interferências para que funcione de maneira simples e prática.

Confira os principais benefícios da automação da iluminação e veja por que trata-se de um investimento vantajoso:

automação residencial

Automação residencial: vantagens na iluminação

Economia

Um dos benefícios mais citados entre quem opta pela automação da iluminação diz respeito à redução de custos. A economia se dá, basicamente, por dois motivos:

  • O sistema permite acender e apagar as luzes automaticamente pelo próprio usuário. Nesse sentido, durante uma viagem, não é necessário deixar as luzes acesas o tempo todo. Elas podem ligar apenas quando for preciso, evitando desperdícios;
  • A possibilidade de automatização residencial através da dimerização. Nesse sentido, o controle das luzes é dinâmico, ou seja, o usuário poderá iluminar um cômodo sem que haja desperdício, utilizando apenas as lâmpadas necessárias. Por exemplo, não é necessário usar da iluminação máxima da sala quando a família estiver viajando.

Segurança

A segurança é outra variável muito bem avaliada durante a decisão de automatizar a iluminação da casa, principalmente em situações em que não é possível controlar as lâmpadas manualmente.

Com a automação da iluminação, enquanto o ambiente estiver habitado, o local permanecerá iluminado, garantindo que as pessoas consigam enxergar com clareza.

Para indústrias e estabelecimentos comerciais, a automação ajuda ainda mais a proteger o patrimônio. Como as lâmpadas se acendem mediante detecção de movimento, fica muito mais fácil impedir a invasão de pessoas não autorizadas, por exemplo.

Durabilidade

Uma vez que a automação é feita através de um sistema com equipamentos tecnológicos e lâmpadas mais duráveis, no geral, conta com um tempo maior de vida. Enquanto uma luz comum costuma queimar a qualquer momento, a automação prolonga o tempo de duração dos equipamentos como um todo.

Além de ser uma vantagem para casas e apartamentos, no caso de indústrias e comércios se torna praticamente indispensável (já que os gastos são muito maiores).

Responsabilidade ambiental

A alta durabilidade, mencionada acima, faz com que as lâmpadas tenham que ser trocadas menos vezes, o que além de diminuir o consumo também gera menos lixo para o meio ambiente.

Dessa forma, ao usar um sistema de automação residencial, cria-se um maior senso de responsabilidade ambiental, já que o consumo é menor (ainda que se tenha os mesmos resultados).

Onde encontrar?

A B2Home acredita que a arquitetura, design, inovação e tecnologia podem melhorar a forma como se vive, principalmente dentro de casa. A empresa promove conteúdos, dicas e matérias, visando trazer soluções inteligentes e tornar sua casa mais confortável, prática e segura.

Navegue pelo site para obter maiores informações.

Veja mais: Persianas Motorizadas | TV para área externa | Automação Iluminação residencial