Aprofunde-se nos detectores de fumaça e sistemas preventivos de incêndios

O avanço da tecnologia está deixando as residências e qualquer ambiente ainda mais seguro e prático por meio da automação residencial. São diversos dispositivos e sistemas que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos moradores. Esse avanço está cada vez mais sendo utilizado para realizar projetos de casas e prédios seguros. Entre os dispositivos utilizados para esse recurso estão os detectores de fumaça e os sistemas preventivos de incêndios.

Comprar um imóvel que tenha sido feito com base nessa segurança, é fundamental para o bem estar da família. Por isso, é preciso entender como funciona exatamente esses detectores de fumaça e os sistemas que previnem o aparecimento de incêndios.

automação residencial

Entenda como os detectores de fumaça funcionam

 Esse dispositivo funciona através de uma programação feita para identificar o aparecimento de fumaça e, então, é acionado automaticamente para a segurança das pessoas que estão no local. Com a ajuda da tecnologia e com a internet das coisas, é possível programar alguns tipos de detectores de fumaça a acionarem o corpo de bombeiros e as brigadas de combate a incêndio automaticamente. Esses dispositivos são essenciais em diversos tipos de construções, seja ela residencial ou comercial.

Conheça alguns tipos de detectores de fumaça

Detectores de fumaça fotoelétrico

Esse é um tipo de detector que transforma luz em eletricidade. Assim, quando acontece a interrupção da luz causada pela fumaça do incêndio ele automaticamente é acionado. Seu funcionamento é perfeito e garante total segurança para os moradores do prédio ou mesmo da residência.

Detectores de fumaça iônico

Este dispositivo conta com um compartimento feito de cerâmica que fica em uma câmara com material radioativo que ajuda a deixar o dispositivo carregado. Nesse tipo de detector de fumaça, existem placas metálicas energizadas através de corrente contínua. Ao entrar fumaça de incêndio no dispositivo, a corrente elétrica é interrompida e o alarme é acionado.

banner-salas-modeloPowered by Rock Convert

Detector de fumaça inteligente

Esse é um tipo de detector que funciona de forma rápida e eficaz quando há o aparecimento de fumaça de incêndio. É como o detector de fumaça Nest Protect. Além de detectar de forma rápida, acionar o alarme e avisar aos moradores sobre o possível incêndio, esse detector monitora os níveis de CO2 no local, evitando diversos acidentes causados por envenenamento.

Esse detector ainda conta com um sistema de voz que ajuda a saber o que fazer no momento em que a fumaça atingir um nível grande. Por exemplo, se, ao cozinhar, começar a aparecer um grande volume de fumaça, o dispositivo irá solicitar que as janelas sejam abertas e a chama do fogão seja diminuída.

Importância da instalação de tecnologias como estas

Quando um incêndio é detectado, logo no início as chances de combate e de salvamento de vidas são grandes, por isso, instalar um detector de fumaça é primordial para qualquer local. Ao utilizar os dispositivos e equipamentos de segurança inteligentes que ajudam a automatizar diversos recursos e fazer deles algo ainda mais seguro todos do prédio ou residência estarão protegidos.

Ter o máximo de segurança quando se fala em residência, é essencial, pois, nesse local, há vidas e todo cuidado e proteção são necessários.

Torna-se gigantesca as possibilidades que a tecnologia consegue nos entregar, se olharmos para alguns anos atrás, não se imagina nem na maior e mais bela imaginação, como a tecnologia conseguiria suportar e fazer parte da rotina das pessoas. Hoje, mais precisamente, as ferramentas tecnologias fazem parte do pensamento brasileiro, desde seu smartphone até ferramentas aplicadas à sua residência.

Para saber ainda mais e se aprofundar sobre automação residencial e todos os recursos que envolvem sua praticidade, conforto e segurança, junte-se e acompanhe os artigos e matérias preparadas no portal da B2Home e confira!