A tecnologia de uma smart home que é capaz de identificar vazamentos de água

Os equipamentos e sensores utilizados em casas inteligentes possuem uma abrangência muito grande, capaz de superar as expectativas e padrões até mesmo de quem já conhece a área e sabe como ela funciona, como é o caso dos sensores de inundação e vazamento. Os danos que a água pode causar a um imóvel são consideráveis, não apenas no que diz respeito à parte estética, mas também à funcional, já que ela pode acabar com equipamentos elétricos e eletrônicos, além de danificar móveis, decorações e afins.

Entenda como o sensor de vazamento e inundação atua, por que ele é interligado aos sistemas de smart home e quais são os benefícios obtidos através desta escolha.

automação residencial

Qual é a finalidade de um sensor de vazamento e inundação?

A finalidade é identificar quando os níveis de umidade do ambiente aumentam e, caso isso aconteça, avisar o dono da casa que algo pode estar acontecendo, de modo que a tomada de decisões possa ser feita com antecedência e, assim, os prejuízos sejam drasticamente reduzidos. Sua instalação pode ser feita interna ou externamente, de acordo com o modelo escolhido. Os internos contam com uma sonda externa, que identifica o que acontece do lado de fora e, assim, trazem máxima segurança ao ambiente.

Já os externos, como é o caso do sofisticado e tecnológico Vivint, podem ser integrados a sistemas de automação residencial para que notifiquem o usuário a respeito de um possível vazamento ou inundação, ou até mesmo perguntar se ele deseja que o fornecimento de água seja interrompido.

Por mais que as chuvas sejam relativamente esperadas, principalmente no verão, é comum que elas peguem as pessoas de surpresa, o que pode causar prejuízos financeiros graves, já que os itens danificados quase sempre precisam ser substituídos ou ao menos reformados.

Por que o sensor de vazamento e inundação se interliga ao sistema de automação residencial?

Para que possa avisar aos usuários imediatamente, caso algo esteja acontecendo, assim, eles poderão tomar as devidas decisões com antecedência, de modo a minimizar os danos e prejuízos.

banner-salas-modeloPowered by Rock Convert

Por exemplo, se o sensor identificar um vazamento no banheiro e estiver interligado ao sistema de automação residencial, o usuário pode receber uma notificação em seu smartphone ou, até mesmo, a opção de fechar o registro de água, de acordo com o que tiver sido instalado nesse sistema de automação.

Dessa forma, é possível interromper o fornecimento de água para a casa mesmo sem estar dentro dela, o que é uma solução totalmente voltada às necessidades da sociedade moderna.

Quais são as vantagens trazidas por um sensor de vazamento e inundação?

A que mais se destaca é a economia em potencial, já que o controle de vazamentos e inundações será feito de uma forma muito mais precisa e eficiente, o que evita perder tempo de locomoção de onde se está até a casa para poder fechar os registros ou até mesmo chamar um encanador, se for o caso.

Além disso, sua praticidade chama atenção, principalmente por poder se interligar a um sistema de automação residencial, que se mostra cada vez mais completo com o passar do tempo.

Veja também: automação residencial voltada para sistemas de som e home theater

A B2Home é o portal ideal para você se atualizar sobre automação residencial, com conteúdos, dicas e notícias interessantes para que você saiba o que acontece nesse mercado e, assim, conheça as soluções que podem estar presentes em sua casa.

Veja mais: Casa Inteligente | Automação residencial | Chuveiros modernos